segunda-feira, 20 de abril de 2009

QUAL A RIQUEZA QUE JESUS BUSCA?



Jesus nasceu na humildade de um estábulo, em uma família pobre; as primeiras testemunhas do evento são simples pastores. É nesta pobreza que se manifesta a glória do Céu. A Igreja não se cansa de cantar a glória dessa noite: Hoje a Virgem traz ao mundo o Eterno. (

Estudando o nascimento de Jesus, e procurando os sinais característicos desse nascimento, a Igreja destaca um ponto importante: Nascer na pobreza. Jesus não nasceu num berço de ouro. Não nasceu em um palácio. Jesus nasceu no meio do cocô de vaca. Ele não veio da aristocracia. Ele veio de uma família simples. Isso contraria todo o desejo de luxo e riqueza que é próprio da humanidade.

Fazendo uma reflexão sobre esse parágrafo logo me recordei de histórias infantis. De fato minha cabeça é meio louca. Mas você entenderá. É que em todas as histórias infantis, tipo Branca de Neve ou Cinderela, sempre existe um príncipe que nasce no meio da realeza para salvar a pobre donzela e viver feliz para sempre. Essas histórias refletem um pouco a idéia de ter e poder da humanidade. É natural em nós querer coisas grandes.

Mas Jesus contrariou a tudo e a todos. Os próprios judeus esperavam que o Messias viesse da realeza. Talvez pelo fato das antigas profecias afirmarem que o Salvador viria da raiz de Davi, se esperava que Ele viesse dos palácios. Mas Deus em sua sabedoria, preferiu que o Cristo viesse da “ala pobre” da descendência de Davi. Isso porque José era também da descendência de Davi, conforme lemos nos evangelhos.

O Filho de Deus não teve berço de ouro. Nasceu no meio das palhas e do cocô de vaca. Não havia lugar para Ele (como até hoje em muitos corações ainda não há lugar para Ele. Infelizmente…). As primeiras pessoas que o viram não foram os ricos e aristocratas. Foram os pobres e humildes pastores.

Isso nos diz que a Glória e o poder de Deus não precisa do luxo e da riqueza humana. Deus se manifesta na simplicidade. Ele veio para o rico e para o pobre. Veio para todos. Quando Deus quer, Deus faz. A noite do nascimento de Cristo é para ser comemorado todos os dias. Afinal de contas o Verbo se fez Carne.

Jesus contrariou a todas as expectativas. Veio em meio a pobreza. Porém escolheu os corações mais nobres. Veio em meio ao povo simples que estava disposto, desde sempre a abrir as portas do coração ao Cristo Jesus e Senhor.

A riqueza que Cristo busca, não é a riqueza material, mas a riqueza de coração. E agora fica a pergunta para você pensar e refletir: Seu coração é nobre? Se for, Jesus nele nascerá e fará morada.

FONTE:

http://blog.cancaonova.com/dominusvobiscum/



























Nenhum comentário:

Postar um comentário